Have an account?

Josué de Castro

| |
Médico de formação e geógrafo de coração, Josué Apolônio de Castro circulou sabiamente pelas diversas áreas do conhecimento, fazendo aquilo que hoje denominamos de interdisciplinaridade. Foi precursor dos estudos sobre a fome no Brasil (a qual deu fórum político e social a despeito das abordagens que a enfocavam como fenômeno natural), e um dos brasileiros de maior notoriedade universal do século XX.
Nascido na cidade do Recife em 1908, iniciou a sua trajetória na tradicional Faculdade de Medicina como professor catedrático de Fisiologia. Nesse mesmo período, incursionou pela Geografia com titulação homóloga na Geografia Humana da extinta Faculdade de Ciências Sociais do Recife.
Posteriormente regressara ao Rio de Janeiro (onde concluíra o curso de Medicina) e atuou como professor de Antropologia Física na lendária Universidade do Distrito Federal. Com a extinção desta, passou a lecionar Geografia Humana na Faculdade Nacional de Filosofia da nascente Universidade do Brasil (atual UFRJ). Já nesse período (década de 1940), viu consubstanciada a sua posição de principal autoridade brasileira em estudos sobre alimentação e formulador de políticas alimentares no país.
Desenvolveu estudos sobre alimentação em diversos países; fundou o Instituto de Nutrição da Universidade do Brasil, foi por duas vezes Deputado Federal por Pernambuco, também por duas vezes fora Presidente do Conselho Deliberativo da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura); Embaixador do Brasil na ONU, duas vezes indicado para o Prêmio Nobel da Paz e uma para o Nobel de Medicina, detentor do Prêmio Internacional da Paz e do título de Cidadão do Mundo, concedido pelo jornal francês Le Monde.
Contudo, todo esse percurso, tornou Josué um subversivo aos olhos daqueles que se instalaram no poder com o golpe militar de 31 de março de 1964. Destarte, fora exilado, passando a residir em Paris, onde faleceu em 1973 ao 65 anos de idade.
A despeito do progresso alcançado pela ciência e pela tecnologia nos últimos 30 anos, seu pensamento e sua obra continuam atuais, servindo de fundamentação ao entendimento da Sociedade Global e, conseqüentemente, das mazelas sociais que continuam a afligir a humanidade.
Seus livros mais famosos Geografia da Fome e Geopolítica da Fome, foram traduzidos para mais de duas dezenas de idiomas (do inglês ao chinês). Da sua vasta bibliografia, destacam-se ainda livros como A Alimentação Brasileira à Luz da Geografia Humana, Sete Palmos de Terra e um Caixão, Homens e Caranguejos, O Livro Negro da Fome, Documentário do Nordeste, Geografia Humana e Fatores de Localização da Cidade Recife. (Antonio Alfredo Teles de Carvalho).

Para ver alguns livros disponíveis
Clique Aqui